Assista à TV Arautos

Assista à TV Arautos
Clique na imagem...

Arautos do Evangelho em Portugal



Esta Associação de Direito Pontifício desenvolve, em Portugal, várias actividades de carácter evangelizador:

Evangelização da Juventude

Descortinar a verdade em toda a sua totalidade deslumbrante é o segredo de uma autêntica evangelização, método que os Arautos do Evangelho seguem em qualquer campo de apostolado, e sobretudo com os jovens, nas Casas de Convívio e Formação.Ali, têm os jovens a vivência de que a verdadeira alegria só é proporcionada por uma vida autenticamente cristã e ali aprendem a resistir aos males do mundo.A formação religiosa inclui a aprendizagem da importância da vida litúrgica e sacramental. Procura-se apelar à generosidade comum dos corações juvenis, para despertar neles uma consciência cristã, que os leve a ter gosto por um comportamento ético, responsável e solidário face à Igreja e aos homens, e os comprometa nos esforços da nova evangelização. É dado especial empenho ao recto desenvolvimento do senso moral do jovem, favorecendo o discernimento entre o bem e o mal, para que nele não se ofusque o perfil do bem, do belo e do verdadeiro.Uma das actividades desenvolvidas é o Projecto Futuro e Vida. Veja mais...


Actividades com as Famílias

Nada melhor do que harmonizar as famílias, a fim de que constituam um ambiente sadio para o jovem. Pais e parentes são também convidados a frequentar as casas de convívio e formação, e acabam por reencontrar, eles mesmos, a vida cristã na sua integridade.Reserva-se à família uma solicitude privilegiada. “Como a experiência ensina, a civilização e a solidez dos povos dependem, sobretudo, da qualidade humana das próprias famílias. Assim, a acção apostólica em favor da família adquire um valor social incomparável. A Igreja, por sua parte, está profundamente convencida disso, bem sabendo que ‘o futuro da humanidade passa através da família’” (Christifideles laici, 35, 36)Os Arautos do Evangelho dedicam boa parte do seu empenho para fazer chegar a mensagem do Evangelho às famílias, sobretudo àquelas que estão afastadas da vida eclesial, fazendo com que voltem a aproximar-se dos sacramentos.


Animação da Vida Eclesial

Os Arautos do Evangelho redobram esforços na nova evangelização. Pretendem assim re-afervorar os católicos que deixaram esmorecer a fé, a esperança e o amor, e fazer com que eles participem efectivamente da vida eclesial nas suas respectivas paróquias. Têm assim em vista estabelecer um vínculo duradouro entre o povo e a instituição eclesial, no sentido da adesão ao Magistério eclesiástico e no da valorização da vida litúrgica e sacramental, como meios de santificação.Seguindo as sapienciais orientações do Sumo Pontífice, os Arautos do Evangelho têm largamente utilizando a música para a animação das celebrações litúrgicas além de outros recursos que ajudam também a traduzir a verdade do mistério que se celebra na liturgia, especialmente aquilo que contribui para o esplendor do culto divino, como os hábitos ou uniformes dos Arautos do Evangelho, estandartes com a insígnia da instituição, e a coreografia por eles criada.


Acções caritativas

Atendendo a um dos mais sagrados preceitos da caridade cristã, os Arautos do Evangelho colocam um especial empenho nas visitas a hospitais, creches, lares e prisões, levanto a todos uma palavra de fé e de esperança, o conforto da presença maternal da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, ou o auxílio material que amenize em algo os infortúnios do próximo.E muitas outras actividades...Outros recursos de penetração pela cultura são, por exemplo, as realizações de peças de teatro em espaços públicos, para veicular a mensagem do Evangelho. Além disso, em vista do enorme campo de evangelização que deve ser atingido, lançam mão de métodos tendentes a multiplicar a sua presença e atingir o maior número possível de pessoas: ademais da utilização dos grandes sistemas de comunicação como televisão, rádio e internet, é feita a divulgação de folhetos de propaganda religiosa, livros, autocolantes, etc., acrescentando-se ainda a difusão postal de publicações e artigos religiosos como estampas, manuais de oração, calendários, CDs de música sacra, terços, medalhas, etc.

Apostolado do Oratório

O Apostolado do Oratório tem como objectivo cooperar com os Bispos e Párocos no esforço por uma nova evangelização. De modo especial, trabalha para que os católicos não-praticantes passem a participar da vida eclesial nas suas paróquias. Nesta actuação, se empenha em beneficiar não somente os indivíduos, mas sobretudo as famílias.Consiste em formar grupos de trinta famílias e fazer peregrinar pelas suas casas um oratório do Imaculado Coração de Maria, tal qual Ela apareceu em Fátima.Cada família receberá o Oratório no lar todo os mêses, num dia fixo, a ser combinado com o Coordenador ou Coordenadora do Grupo. Nesse dia, ela convidará amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezarem um terço e um acto de consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.Actualmente existem mais de 3.000 Oratórios que circulam por 90.000 famílias portuguesas em mais de 1.500 Paróquias.
Mais informações acerca deste apostolado pelo email oratorio@iol.pt

Projecto Futuro e Vida

Projecto Futuro e Vida
Clique na Imagem!!!

Veja os Arautos na Página do Vaticano

Veja os Arautos na Página do Vaticano
em espanhol...

Novo Programa do Revmo. Mons. João Clá na EWTN

O Fundador e Superior Geral dos Arautos do Evangelho terá um programa intitulado Lumen Veritatis (Luz da Verdade) na EWTN – Canal da Madre Angélica - o maior canal de televisão católico do mundo que actualmente alcança mais de 80 milhões de lares em 110 países.

Durante meia hora, o Revmo. Mons. João explicará de forma clara e didáctica as verdades da fé católica, especialmente os Sacramentos.

Em Portugal, poderá ser visto às 20h, todos os Domingos, na televisão on-line http://www.ewtn.com/ – opção língua espanhola.